segunda-feira, 7 de abril de 2008

O conhecimento de si e a cura

A cura dos males que assolam a sociedade são derivados da falta de conhecer-se a si próprio

Este texto é escrito por Daniel Omar Perez, que faz parte do livro Filósofos e terapeutas: em torno da questão da cura, tendo sua primeira edição em abril de 2007 pela editora Escuta. O autor e organizador é licenciado em filosofia pela Universidade Nacional do Rosário, mestre e doutor em filosofia pela Unicamp, professor no programa de mestrado da PUC-PR e realiza sua formação de analista da Biblioteca freudiana de Curitiba.
A introdução tem como tema os filósofos que se tornaram terapeutas e médicos de si mesmos. Em uma perspectiva histórica, resgata a prática da cura, a utilização de terapias e a forma de evitar a dor e progredir no crescimento pessoal.
Constrói sua argumentação apresentando a preocupação dos filósofos em viverem de modo a alcançarem a felicidade. Isto teve como resultado novos pensamentos, novas práticas de vida e métodos de buscar a realização anulando os sentimentos que trazem o sofrimento.
Apresenta no contexto da Idade Média a busca da saúde psíquica pelas práticas espirituais na relação com a transcendente, como a ascese e a meditação. E condena a coibição que a Igreja exerceu sobre as curandeiras, ressaltando a abertura destas habilidades a todas as pessoas, uma ciência (conhecimento) acessível. Já no período moderno, retrata sobre o auto-conhecimento e a observação da natureza como melhores meios de terapia, com base no pensamento de Rousseau.
Cada um deve fazer o processo individual de crescimento. Por isso, a filosofia deve oferecer (proporcionar) condições para cada um fazer este caminho, na retomada da verdadeira prática terapêutica e em seu profundo valor. Colocando um bem acima de todos os interesses científicos e de pessoas que se utilizam deste meio para enganar e tirar proveito.
O movimento textual propicia o despertar e a reflexão sobre o assunto, conduzindo o leitor ao adentramento da idéia mais importante em toda obra. Por meio da explanação clara e acessível, deixa instruções válidas, pontos-chave de entendimento, proporcionando à penetração do verdadeiro significado deste itinerário percorrido pelos filósofos em torno da cura, a fim de retomar o significado da prática terapêutica.
Atividade realizada pelos alunos:
Antonio Santana, Cleiton Henrique, João Francisco e Vanderson Alves

Nenhum comentário: